Image Map

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Doenças da "moda"


O título é bem explicativo, e apresenta uma ambiguidade, que era minha intenção. Doenças da "moda", por dois motivos: Porque está na moda ter essas doenças - é uma modinha como muitas outras - e porque essas doenças cresceram graças ao estímulo da moda pela magreza "perfeita". 
Podemos classificar como doenças da moda a bulimia, a anorexia e a anemia, desde que as mesmas tenham algo a ver com a vontade de emagrecer - digo isso porque também existem a bulimia, anorexia e anemia nervosas, que são causadas por problemas psicológicos nada relacionados à magreza ou a "beleza".
Eu fiz uma pesquisa de escola sobre isso uma época - quando eu estava com bulimia nervosa -, e agora, que vejo por aí muitas meninas com essas doenças, decidi falar aqui no blog. 
Bulimia é quando a pessoa está acima do peso e usa de táticas nada saudáveis para emagrecer, como por exemplo, vomitar após as refeições ou até mesmo parar de comer. 
Anorexia é quando a pessoa não está acima do peso - ou até está abaixo - e quando se olha no espelho, vê gordurinhas onde não têm, e por isso usa as mesmas táticas errôneas de emagrecimento que a pessoa bulímica, o que agride o corpo, causando feridas que podem se tornar irreparáveis. 
Anemia é quando falta ferro no corpo, é mais como uma consequência da bulimia e da anorexia, porque a pessoa para de comer, ou coloca tudo para fora antes que o corpo se nutra com as substâncias dos alimentos, e o corpo acaba sentindo falta desses nutrientes de que tanto precisa. 
Bem, sendo qual das doenças for, eu recomendo tratamento psicológico - e porque não psiquiátrico? -, para se curar, porque essa é uma doença que pode levar - na pior das hipóteses - à morte, e tenho certeza de que aparência não é mais importante que sua vida. Quer dizer, nem mais importante que sua saúde a aparência é, porque beleza é relativa e você nunca vai agradar à todos - então agrade apenas à você -, e com sua saúde em dia, os métodos de emagrecimento saudáveis funcionarão muito melhor com você, e são bem mais simples. Para consegui-los, só basta ir atrás de um nutricionista, que ele lhe dará dicas ótimas que, se bem seguidas, te farão emagrecer, e continuar com saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário