quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gordura branca e Gordura marrom? WTF?


"Um grupo de cientistas norte-americanos identificou um mecanismo biológico que transforma gordura branca em gordura marrom. A novidade foi publicada na edição de setembro da revista Cell Metabolism e poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para tratar a obesidade."
A gordura branca que acumulamos no corpo está associada à obesidade e falta de exercícios - Sebastião Moreira/AE
Sebastião Moreira/AE
O estudo foi feito em camundonhos; um grupo deles foi colocado em gaiola com rodas, túneis, cabanas, brinquedos e diversos outros elementos, somados a alimento e água em quantidades abundantes. Um outro grupo também foi exposto a água e alimento sem limites, mas em ambiente sem dispositivos para que pudessem se exercitar.

A maior transformação de gordura foi nos camundongos do primeiro grupo, onde os cientistas afirmam que tal fenomeno só ocorre nas mudanças de estilo de vida.

"O homem tem dois tipos de tecido adiposo: o marrom, ligado à regulação da temperatura e abundante em recém-nascidos; e o branco, cuja função é acumular energia no corpo e está mais presente em adultos. A gordura branca está associada à obesidade e falta de exercícios. É a gordura indesejada que muitos querem se livrar do excesso."

As informações são da Folha Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário