sábado, 19 de novembro de 2011

Provas, testes, e um infarto fulminante!



Você é do tipo que só de ouvir a palavra "Prova" já começa a passar mal? Que tem pesadelos um mês antes daquela tal esperada prova? Então, talvez, eu possa te ajudar!
Prova é sempre algo complicado, que nos dá nos nervos, e nos faz tremer. Por que? Porque nunca estamos preparados para sermos testados, por dois motivos: nervosismo e medo. 
Medo de errar, medo de "dar branco", medo de tudo que se possa imaginar. E medo é algo normal do ser humano. Imaginem se não tivéssemos medo? Pularíamos de uma ponte alta, brincaríamos com cobras e marimbondos, e correríamos grandes riscos! Então, o medo é, em partes, algo bom. 
E a parte ruim do medo é quando ele te domina. Mas isso depende, acima de tudo, de você. Porque, se você não se controlar, ele te domina, e você nem consegue mais sair de casa! E isso tem um nome: síndrome do pânico.
Bem, mas não é sobre isso que vim falar, é sobre provas. E tem alguns jeitos de se acalmar na hora daquela prova mega-difícil, ou daquela da qual "depende sua vida", e eu vou ensiná-los a vocês. 

Nervosismo durante a prova

Quando você estiver nervoso, alongue-se! Isso mesmo, faça alongamentos, aqueça seus músculos... 
Ou, sabe aquele negócio que desde criança você faz, principalmente quando está entediado(a)? Dedo indicador no polegar, e polegar no indicador, e vai mexendo como se fosse "subindo uma escada". 
Ou então pense em coisas boas, como uma viagem que você fez, ou um prêmio que ganhou, ou no beijo que você deu no teu namorado ontem à noite... Sei lá, qualquer coisa boa vale nessas horas.
"Mas por que Isa?" Os exercícios físicos fazem com que seu corpo concentre-se em duas coisas, e o nervosismo acaba. É tipo tomar uma injeção. Se no braço contrário você der um beliscão, seu cérebro volta sua atenção pro beliscão e quase nem sente a injeção. Nesse caso da prova é a mesma coisa, você distrai seu cérebro, e ele esquece o nervosismo!
E os bons pensamentos liberam uma substância boa no teu corpo, que te alivia, que te faz relaxar e assim você fica calma pra fazer a prova.

Nervosismo com antecedência

Outro grande problema é o nervosismo precário. E pra ele só tem uma solução: SE ACALME!
É mais fácil falar do que fazer, ok, mas é tipo morrer: você sabe que um dia vai acontecer, e vai sofrer por isso? 
Então respire fundo, pense em tudo, menos na tal prova. Beba chá, água com açúcar, suco de maracujá... Qualquer coisa pra se acalmar, porque sofrer antes da hora só vai ser pior, e depois, quando você acabar a prova vai dizer: "Como eu fui tonto(a), era só uma prova, não um bicho de 7 cabeças!"

Então, pra quem vai fazer provas esse fim de ano, respirem fundo, se acalmem, e boa sorte. Vai correr tudo bem, e vai ser como tiver de ser. Mas nervosismo não vai ajudar em nada, e vocês tem que ficar calmos pra se concentrarem. Vai dar tudo certo, ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário