Image Map

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Português - parte três


Estavam sentindo falta das minhas aulas de português? Eu não achava que ia me sentir obrigada a vir aqui ensinar de novo, aliás, sou uma professora muito ruim.
Hoje eu vim ensinar umas regrinhas básicas, vamos lá?

Quando formos escrever uma palavra e não sabemos se colocamos m ou n, pensem assim:
A letra (m ou n) antecede p ou b? Se sim, usa-se o m.
A letra é a última da palavra? Se sim, usa-se o m. 
A letra está antes de qualquer letra sem ser p ou b? Se sim, usa-se o n.
Eu fiquei pensando em mais, mas é basicamente isso.
Outra coisa: muita gente erra em algum, alguém, etc. 
Dica 1: algum e alguém vem de algo, e algo é com l. 
Dica 2 (foi assim que eu aprendi): nessas palavras, não repete-se o u, então fica algum/alguém, e não augum e auguém (dói escrever essas palavras!)
Bem, por fim, mais uma dica, que eu acho inclusive que já dei:
Se você não tem certeza de como se escreve uma palavra, além de encontrar dicionários online, o google as corrige pra você, e o Word também. Ah, e quem usa como navegador o Google Chrome, ele corrige (como no Word, grifando em vermelho), as palavras erradas, e você pode corrigi-las clicando em cima delas com o botão direito do mouse. 
E por favor, façam isso, corrijam as palavras, pois é horrível ler alguns tipos de erros de português (que algumas pessoas já tem idade suficiente para ter aprendido o certo na escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário