Image Map

domingo, 13 de novembro de 2011

Dicas de Fotografia


Oi Oi Gente! Hoje eu quero começar falando sobre essa febre que todas as pessoas (os adolescentes são os que mais gostam) hoje em dia possuem: A Fotografia. A maior parte das pessoas, adora tirar fotos de si mesmo, de paisagens, das pessoas, etc... mas todas, realmente, gostam de caprichar quando vão fotografar algo. Então eu vim aqui hoje, pra deliciar os nossos leitores, com algumas dicas de como tirar fotos satisfatórias, porque pra garantir altos retratos maravilhosos e perfeitos, você tem que fazer curso técnico, faculdade, ou sei lá o quê! Mas eu vou dar apenas algumas dicas pra que as suas fotos caseiras sejam pelo menos admiráveis!
  • Modos de Cena
Quando compramos uma câmera digital, geralmente deixamos no módulo automático, o que não é errado, as fotos também podem ficar boas, mas sempre tem um jeito de deixar as fotos ainda melhores! A maior parte das câmeras possuí uma série de ajustes pré-definidos que deixam mais fácil fotografar, em qualquer condição. Eles são chamados de Modos de Cena e ajustam automaticamente vários parâmetros da câmera às condições do ambiente, como tempo de exposição e sensibilidade à luz. A quantidade e os tipos de modo disponíveis variam de acordo com o modelo e o fabricante da câmera, mas os mais comuns são dia ensolarado, dia nublado, noturno, praia e neve.
Alternar entre eles geralmente é muito simples, basta mover um controle no corpo da câmera ou selecionar um item no menu do equipamento. Conhecer os diversos modos de cena e suas particularidades é a melhor forma de garantir fotos perfeitas sem esforço —faça chuva ou sol. Um exemplo de Modos de Cena são esses:

  • Enquadramento
Muitas pessoas tiram as fotos normais, colocando o objeto ou pessoa a ser focada no meio da foto, mas esse objeto ou pessoa, quando for deslocado, pode fazer uma grande diferença. Um dos métodos de enquadramento mais usado é a Regra dos Terços. Essa regra tratasse de "dividir" mentalmente a imagem em quadrinhos, com duas linhas na horizontal e duas linhas na vertical, criando assim três colunas e três linhas. O foco desse método são as intersecções do pequeno quadro, no caso, aonde as linhas se encontram. Esse local é aonde o seu objeto deve ficar para estar em enquadramento. Um exemplo de enquadramento através da Regra dos Terços é esse:


Percebam nessa foto aqui como a árvore está exatamente em um dos cruzamentos, e como o horizonte também está alinhado em um desses pontos. Isso é a Regra dos Terços! As vezes, quando queremos fazer um retrato de alguém e não conseguimos coloca-lá exatamente nesses pontos, podemos até editar a foto para chegar no resultado de enquadramento, por exemplo:


Essa foto foi tirada sem o enquadramento, e pode perceber, como o foco, aparece tanto a paisagem quanto a modelo, mas se você, por exemplo, quiser colocar a natureza, mas valorizar a modelo mais você deve fazer, mais ou menos, assim:


Já nessa daqui a foto está enquadrada, cortada e virada. Por que isso? Porque, para enquadrar a modelo, e não deixar a modelo simplesmente de lado, o fotógrafo quis coloca-lá no primeiro cruzamento esquerdo, e isso ele fez porque em retratos você pode enquadrar os olhos nas intersecções para que o foco fique diferente dependendo da foto. Eles cortaram também (provavelmente) porque querem que ela seja o foco da foto, depois a paisagem. E a "virada" da foto fez com que se encaixasse certinho em um dos cruzamentos e ainda ficasse mais destacada e diferente. (Pelo menos eu adorei desse jeito :3)

  • Recorte de Imagem
Esse modo de ajeitar a sua foto é realmente muito usado e muita gente gosta de cortar as fotos, mas as vezes acaba cortando de um jeito que deixe a foto meio estranha. Quando você corta alguma parte do corpo que seja uma articulação como joelhos, punhos, cotovelos, tornozelos, etc... você consegue uma foto em que parece que a pessoa está "amputada" o que deixa uma foto bem esquisita. Para cortar uma foto em lugares em que a foto não saia estranha, o ideal é cortar no meio dessas articulações, como por exemplo, no meio da coxa, no meio da perna, no meio do braço, etc... e não precisa cortar EXATAMENTE no meio, pode ser um pouco a cima, um pouco a baixo, desde que continue seguindo a regra de não cortar nas articulações.
EX:


O primeiro modelo foi cortado entre a coxa (em relação a articulação do joelho) e a modelo foi cortada um pouco abaixo do joelho (entre as articulações do joelho e do tornozelo).

Assim como há fotos em que se cortam a barriga, mas na barriga, ao invés de usarmos articulações como referência, usamos o umbigo e os mamilos. Pode ser cortada a foto a cima ou abaixo do umbigo (não em cima dele), e pode ser cortada acima ou abaixo dos mamilos (também não em cima deles). Como nos exemplos:

Esses também seguem o exemplo de cortar próximo do umbigo ou mamilos.

E por fim tem os cortes em fotos de beleza. Fotos de beleza é um termo usado pra definir as fotos que são tiradas apenas do rosto e um pouco dos ombros, é chamada assim pelo fato de geralmente serem feitas pra capas de produtos de beleza, ou maquiagem. Enfim, nessas fotos, os lugares em que seria ideal cortar são: o topo da cabeça, meio da testa, meio do nariz, entre o nariz e a boca, e meio do queixo. O fato de não cortar o olho nem a boca, se refere ao meio deles, porque em cantos dos olhos e da boca, a foto continua bonita, agora cortando ao meio, chega a comprometer um pouco a foto. Vamos ver alguns exemplos:

Essa tem o topo da cabeça cortada apenas.

Essa já está com o topo da testa cortada.

Essa daqui já está um pouco acima da ponta do nariz.

Essa aqui já foi cortada entre o olho e o começo do nariz, e no meio do queixo.

E essa já está entre o nariz e a boca, tentado sempre evitar cortar o meio da boca.
  • Programas de Edição de Foto.
Como último tópico temos o problema de achar um programa de editar fotos aceitáveis o bastante. Por exemplo, eu tenho 2 programas, o PhotoScape e o Picasa. Por que os dois? Porque eu acho legal ter dois diferentes, e porque eu baixei aqui e acho melhor mexer nos dois do que só um! E, pra deixar mais sério, o PhotoScape é um dos mais usados hoje em dia, pelo fato de poder colocar várias fotos em uma, fazer Gif, mexer na foto, divisor, enfim... Mas oPicasa também é bom, pelo fato de ele ser mais prático de se editar as coisas com cortes, modos de cena, escrever na foto, tirar espinhas ou defeitos na foto, etc... Mesmo se você tem outros como o Photoshop, ou PhotoEditor ou PhotoFiltre, tudo bem é só você ver o corte da foto, os modos de luz, cena e cores que você quer na sua foto, e mandar ver com o seu editor. Eu, sinceramente, sou suspeito pra falar que não sei quase nada disso, mas que tem muita gente fala que minhas fotos editadas ficam boas tem! HUM' Se você não souber como arranjar esse editores, vai lá no Baixaki e coloca lá na barrinha de busca qual editor você quer, depois é só baixar e usar! YAY'


Enfim, aqui estão as fontes dos sites que eu pesquisei ta (Site 1, Site 2, Site 3, Site 4), algumas imagens eu catei do próprio site e outras foi no Sr. Google, e me desculpem pelas diferenças de tamanho, é que eu ainda to aprendendo a por fotos em blogs(E ISSO COM QUASE UM ANO MEXENDO EM BLOG ¬¬'). Eu também mudei umas coisinhas dos trechos dos sites ta. Enfim², se esse post de ajudou com algumas fotos bate HI5 õ/ Enfim³, se não, comenta aqui se pelo menos gosto do meu post que eu demorei décadas pra fazer, porque eu tava com preguiça, ée ¬¬' HEHE' Em breve farei aquele post sobre infância que eu to prometendo ta? Beijo do Bruno :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário