segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Outubrite pega?

A "doença" da primavera... ou do periodo pré-vestibular?

Não sei. Só sei [que nada sei! kkkk' Tá, parei] que alguns dos sintomas são: insônia, dificuldades de concentração, lapsos de memoria, irritação e ansiedade. Isso geralmente acontece no mês de outubro e com jovens formando do ensino médio prestes a participarem do seu primeiro vestibular [foi assim comigo também, na primeira das 34286454 provas de vestiba que fiz]. Mas há quem diga que acontece com vestibulandos maduros também...
Na verdade, o termo é utilizado por profissionais de cursinhos, universidades e com orientadores profissionais [lembrei da Prof McGonagall '-']. É, enfim, utilizado por pessoas ligadas ao universo dos processos seletivos. Não usaremos o termo 'vestibular' apenas, já que ele já não é o unico meio de ingresso em uma universidade. Pois bem, os profissionais do ramo passaram a utilizar o termo ao notarem que muitos candidatos começaram a entrar em pânico no mês de outubro porque as inscrições para os processos seletivos das universidades se encerram neste mês. E é nesse momento que os gajos começam a se dar conta de que falta muito pouco para a temporada de processos seletivos.
O pânico começa quando os candidatos percebem que já não tem mais tempo para estudar. É comum escolas e cursinhos fazendo simulados neste mês para testar [eu quis dizer: meter o terror] sua performance numa prova que recria o ambiente da prova, seja ele o vestibular, o ENEM ou qualquer outro. E falando em ENEM, vale ressaltar que ele também acontece em outubro [que isso? Complô?]. E, pra piorar, ainda acontecem as provas bimestrais ou trimestrais.
Agora sim dá pra ter uma idéia de como a doença se espalha. Medo'
É totalmente compreensível que o humor de um adolescente de terceirão se altere neste período. E além do mais, é uma adrenalina enorme fazer uma inscrição que vai decidir sua vida, não?

Outubrite tem cura?

Sei lá. Mas eu tenho dicas:

  • Relaxar de vez em quando não reprova ninguém
  • Conversa em familia é sempre um bom remédio
  • Dormir bem.
  • Alimentação saudável
  • Organizar os estudos
  • E, por favor, isso é uma súplica: beba água. Não quero ninguém morrendo desidratado.

E o resto, meu amigo, é ter fé. Se você estudou durante o ano, a outubrite vai passar longe de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário