Image Map

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dicas de uma boa blogueira - que ainda não foi descoberta.



O título do post já mostra como estou egocêntrica hoje, mas ok, vamos lá. 
Poucas são as pessoas que possivelmente lerão isso, mas eu estava precisando escrever algo, e comecei a pensar nisso, então... voilá*.

1 - Escrever bem
Escrever bem não é ter apenas bons textos, boas inspirações, mas também ter bom português. Escrever as palavras corretamente (mexer com x, bolsa com s...), ter concordância nas frases (nada de nós foi ou nós vai) e ter coerência em seu texto (não adianta começar falando de roupa e acabar falando do seu trabalho de história que tem que entregar amanhã, a não ser que os assuntos estejam interligados). Mas é claro que um texto bom, criativo e atraente chama a atenção do leitor, que sempre vai querer visitar mais o seu blog.

2 - Ser autêntico
O ser autêntico que eu digo é escrever seus próprios textos. Muitos blogs, praticamente todos, falam disso, e sabe por que? Porque ninguém merece ver seus textos vagando pela blogosfera, ainda mais sem créditos. Mesmo com créditos, acho muito errado, a não ser que você peça autorização para o autor, porque senão, fica chato da mesma maneira ter seus textos em todo o lugar; eles são feitos para o seu blog. 
E tem muitos blogs que, por esse motivo, acabam bloqueando seus textos, a pessoa não consegue dar "CTRL C+CTRL V". É chato, porém, graças às pessoas sem noção, acaba por ser necessário.

3 - Ter criatividade
Ter criatividade não é apenas escrever bem ou ser autêntico, mas fazer do seu blog único. Um bom nome (eu sei, eu sei, Tentativa Vã não é um nome bom - mas eu gostei), um bom design, boas matérias... tudo vai contribuir para que seu blog seja reconhecido e valorizado. E para isso, você tem que falar sobre o que entende. Pode ser sobre o seu cantor preferido, sobre séries de tv ou sobre moda, desde que você entenda sobre o assunto. E tem que ter coisas boas, para chamar atenção. Se estiver falando do seu ídolo, conte novidades, mostre fotos, mas tudo bem recente, não pode colocar só na semana seguinte, aí deixa de ser novidade, e deixa de ser interessante. Se for sobre moda, não precisa saber tudo sobre as marcas e estilistas, mas sim ter personalidade e estilo próprio. 

4 - Persistir
Seu blog não vai ficar famoso do dia pra noite - a não ser que você seja uma pessoa muito muito famosa. Então, para isso, você tem que continuar com esperanças. O seu blog não pode ficar parado, senão o que as pessoas vão ver? Os leitores que você tem vão chegar no seu blog e ver sempre a mesma coisa desatualizada de um mês atrás, então vão parar de visitá-lo. 
Tudo bem, tenho que concordar, as pessoas cansam-se de postar num blog que não tem visitas, leitores e comentários (se quiserem considerar isso como uma indireta...), mas não deve desistir. É complicado, poucos  blogs vão chegar à média de 10 mil visitantes por dia e 30 mil seguidores, mas se você deseja mesmo - com fé, não só desejar por desejar - que seu blog seja um desses, não deve desistir nunca. 

5 - Manter contato com seus leitores
Se você reclama que tem poucos leitores, não quer que eles diminuam, certo? Para isso, deve ser gentil com eles, para que eles gostem de você e decidam voltar. Então, responda os comentários deles, faça enquetes e faça-os sentir-se "em casa", pois só assim vai conquistá-los e fazê-los ficarem fiéis à seu blog. 

6 - Divulgação
Nessa parte eu, sinceramente, não sou muito boa. Tenho medo de acabar sendo mais uma remetente de Spam do que uma publicitária divulgando seu trabalho, e por isso acabo não divulgando o Tentativa Vã. Mas, sem divulgação, como as pessoas vão saber da existência do seu blog? Então divulgue sim, só tome cuidada para não tornar-se uma chata virtual, ok?

Bem, essas são as minhas dicas. Acho que não tem mais nada, pelo menos não pensei em nada. E você, que dica pode nos dar para ser um bom blogueiro? Comente!

* Voilá é uma palavra francesa que significa aqui está. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário