Image Map

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Um pouco de cultura: 7 de Setembro.

Hoje é feriado. Para muitos, um dia de descanso, sem escola ou trabalho, para curtir com a família ou com os amigos. Mas um feriado não cria-se do nada. Ninguém acorda e decide que hoje vai ser feriado. Tudo tem um porque. E você sabe o por que de ser feriado hoje?
Há 189 anos, o Brasil ainda era república de Portugal. Até o dia 7 de setembro. Nesse dia, o príncipe regente D. Pedro de Alcântara proclamou a Independência do Brasil, com aquele famoso grito de guerra, às margens do rio Ipiranga (atualmente, São Paulo), "Independência ou morte!".


"No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital." (Wikipédia)



Bem, eu realmente não sou "expert" no assunto, e tentar trazer um pouco mais de cultura pra vocês pode não ter sido uma boa ideia, porque, na verdade, não sou boa em história. Mas aqui está, o motivo de hoje ser feriado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário