Image Map

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Profissões em Pauta: PUBLICIDADE

Oi!
Boa noite!

Estou abrindo um especial "PROFISSÕES". Sim, isso mesmo. Está indeciso? A Kris ajuda! *u*
Vou começar por Publicidade, que é a minha área.
Beleza? Beleza.


A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI!

É dificil explicar, mas é fácil entender: a publicidade deixa tudo tão... bonito... que a gente quase acredita, né? Se bem que faz toda a diferença na hora de divulgar um produto...

A frase do título é do livro de Oliveiro Toscani (meu ídolo, sinceramente) , fotógrafo e criador de algumas das mais respeitadas campanhas publicitarias do mundo, principalmente as da marca italiana Benetton (procure por "united colors of benetton"). Nos anos 90, enquanto o mundo insistia em usar modelos caucasianos (brancos) nas campanhas, Oliveiro deu um basta e inseriu modelos negros e asiáticos, quebrando velhos paradigmas e redefinindo o mundo publicitário. Ele poderia até fazer publicidade, mas teria que ser do jeito dele. Os xixis nas fraudas continuaram sendo azuis (por que azul é uma cor que acalma a gente), mas as origens étnicas foram diversificadas. O mundo agradece.

Mas e o que o publicitário faz? Ele promove melhor o "matrimônio" entre cliente e consumidor, e pra fazer isso cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias para seus clientes. Faz parte da rotina do publicitário ser uma pessoa criativa: pensar fora da caixola, surtar geral, encontrar um novo angulo para tudo, pensar o que já foi pensado, mas de uma forma inovadora; surpreender, inventar, maquiar e embelezar. Além disso, ele elabora estratégias para melhorar a relação de empresas e instituições com a sociedade. Pra fazer fluir, faz pesquisas de mercado que traçam o perfil do consumidor. Com essas informações, as empresas sabem exatamente como se comportam e pensam o público que querem atingir e os publicitários pensam nas estratégias com tudo isso em mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário