Image Map

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Uma dose de amizade. Amizade, não falsidade, ok?


As duas palavras até rimam, falsidade, amizade...
Mas são tão diferentes e é o tamanho dessa diferença que é capaz de causar um estrago enorme na vida de alguém. 
A falsidade às vezes usa uma máscara e se passa por amizade. Consegue enganar por muito tempo, até a hora em que vê a pessoa que está enganando subir na vida, ser feliz e tudo mais. Aí a máscara cai, porque a inveja nessa hora é maior do que todo aquele teatro que segurava a pessoa.
Máscara... talvez todos nós devamos usar máscaras então, não? Não, não devemos. É bem mais fácil esconder os sentimentos, mas aí fica difícil conhecer uma pessoa. Se você não conhecer verdadeiramente ninguém, em quem vai confiar? Em si mesmo? Acho que apenas isso não funciona. 
O certo seria não usar máscaras, mas como os demônios se passariam por humanos sem elas? Isso para não citar as cobras, vacas e piranhas que também o fazem. 
Bem, digo isso tudo para chegar num ponto, ou melhor, numa frase que roubou-me de meus pensamentos há alguns minutos.
"Hipocrisia é falta de ideologia"
Pois bem, eu inclusive pesquisei para ter certeza, e ideologia era exatamente o que eu pensava ser. Ideologia é, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, "Conjunto de idéias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade."
Então, explicando minha frase, ou pelo menos, o que eu quis dizer com ela (para os que ainda não entenderam), Hipocrisia é falta de pensamento próprio. Claro que podemos colocar na lista falta de caráter, de educação de berço, de honestidade e muitas outras coisas que podem sim gerar a hipocrisia.
Mas me pego pensando, o que torna alguém hipócrita? Porque devem ser poucos os motivos para "fazer uma coisa e dizer outra". E não estou citando as pessoas que mudam de opinião, e sim as que não tem caráter ou o que quer que seja para expressar sua real opinião.
Aquelas que dizem "eu odeio não sei quem" e ofende e no momento seguinte está abraçada e rindo com a pessoa que acabara de injuriar. E vai dizer que mudou de ideia? Porque as pessoas não mudam seus pensamentos tão rapidamente, não mudam os sentimentos que nutrem por alguém "da água pro vinho" em instantes; isso, se não for impossível, é, no mínimo, extremamente difícil e raro.
Isso volta no que eu estava dizendo, de falsidades e máscaras. Para ser hipócrita então, é necessário usar máscaras? Não realmente, mas a hipocrisia anda de mãos dadas com a falsidade, ou seria o oposto? A falsidade de mãos dadas com a hipocrisia? Não importa, o que quero dizer é que as duas são melhores amigas de infância. Uma até vive sem a outra, mas uma hora se reencontram e não se largam mais.
Eu adoraria que o mundo fosse menos hipócrita e mais sincero, acho que é isso que falta afinal, honestidade, verdade, não ter medo de falar na cara, e parar de ficar fazendo cenas para agradar e fingir ser algo que não é, e sair falando mal depois. Aliás, quando duas cobras se juntam, cuidado quem tá perto pra não tomar um banho de veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário