Image Map

domingo, 9 de outubro de 2011

Cientistas descobrem planeta com dois sóis

KEPLER-16B está sendo comparado ao fictício Tatooine, de Star Wars

Astrônomos da Nasa, a agência espacial americana, descobriram o primeiro caso de um planeta com dois sóis. Chamado de Kepler-16b, ele orbita em um sistema a cerca de 200 anos-luz da Terra. O novo planeta, dizem os cientistas, poderia ser comparado ao fictício Tatooine, planeta de dois sóis retratado no filme Star Wars, mais de 30 anos atrás.

De acordo com a Nasa, pesquisas anteriores já haviam sugerido a existência de planetas deste tipo, chamados de circumbinários, mas nunca foi possível confirmar cientificamente o fato. Agora, ele pode ser detectado claramente a partir do observatório Kepler, da Nasa.

— Esta descoberta confirma uma nova classe de sistemas planetários que poderiam abrigar vida — afirma o cientista William Borucki.

Os estudos confirmam que o planeta Kepler-16b é inóspito, frio e tem aproximadamente o tamanho de Saturno. As estrelas dele, porém, são menores do que o nosso Sol — têm 20% e 69% da massa do nosso astro.

Ele descreve uma órbita quase circular em torno dos dois sóis a cada 229 dias, a uma distância comparável à de Vênus. Como as estrelas são bem menores e menos brilhantes que o Sol, ele é um mundo frio, com temperaturas que variam entre -70ºC e -100ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário